Quantidade de Páginas visitadas

II Encontro Educacional - Família e Escola "Dia da Família"
A Escola Estadual do Campo São João realizou neste domingo, 03 de setembro de 2017, o “II Encontro Educacional - Família e Escola". O objetivo principal foi trazer a família para participar e interagir com a comunidade escolar. Foi um dia bastante importante para todos. Os trabalhos iniciaram-se às 10 horas com uma divertida gincana coordenada pelo Educador Físico Ricardo Akkache através da Secretaria da Saúde, em seguida o colaborador Marcos " Marcão pelicano" realizou um breve discurso sobre a importância da família e sensibilizou a todos com lindas canções. Para o almoço foi servido uma deliciosa feijoada preparada pelos funcionários da escola e para finalizar o dia, realizou-se um bingo com muitas premiações. O encerramento ocorreu às 16 horas com bastante sorriso e agradecimentos. “Família e Escola devem andar de mãos dadas para que o futuro de nossas crianças seja sempre de muito amor e sucesso”. Esse dia só foi possível pelo empenho de professores, funcionários e a parceria da Secretaria de Saúde e alunos, pais e comunidade.









AULA DE CAMPO
Neste dia 30 de agosto de 2017, a Escola Estadual do Campo São João juntamente com a professora de Geografia Givalda Macedo de Camargo, oportunizaram aos alunos uma Aula de Campo. Após realizarem uma pesquisa teórica os alunos puderam aliar a teoria à prática a respeito de educação ambiental regional. Através de uma aula dinâmica e prazerosa conheceram o relevo, a mata ciliar e as bacias hidrográficas do Rio Tricolor e do Rio Piquiri que banham a comunidade São João, ou seja, o entorno da escola. A aula prática teve uma rota que iniciou com a visita a Estrada Lovat, reconhecendo o relevo local, planaltos, planícies e depressões. Na oportunidade compreenderam os fatores ou forças condicionantes (intemperismo) o qual ocorre à transformação do relevo terrestre. Em seguida, deslocaram-se até a Ponte do Rio Tricolor que faz limite entre as cidades de Ubiratã e Campina da Lagoa, analisando de perto a mata ciliar, a preservação da mata e das águas. Após visitou-se o marco Histórico da Comunidade: a “Balsa do Rio Piquiri” nos limites entre a cidade de Ubiratã e Corbélia. O Rio Piquiri nasce em Campina do Simão (Guarapuava) e percorre aproximadamente 660 km e desagua no Rio Paraná. As margens do Rio Piquiri observaram-se os meandros (curvas) do rio, a mata ciliar, a preservação da mesma e os ribeirinhos locais. A rota foi concluída no encontro das águas do Rio Tricolor e Rio Piquiri na Fazenda do Cantor Zé Rico (in memoriam) e o salto “cachoeiras” com uma beleza inigualável de uma paisagem preservada e exuberante. Na oportunidade e diante de uma vista privilegiada realizou-se um feedback sobre o aprendido para posteriormente anexar-se ao projeto escrito. Concluiu-se então com um piquenique que fechou com chave ouro esse dia essa aula. A aula desenvolvida foi de grande valia, fomentou nos alunos o interesse em aprofundar-se sobre a preservação dos recursos naturais, despertou o encantamento pela natureza, por sua preservação e sensibilizou toda a comunidade escolar para a construção de uma sociedade consciente e participativa no bem comum.


 

Projeto de Língua Portuguesa: o Relato Pessoal
A Escola Estadual do Campo São João desenvolverá nas aulas de língua portuguesa o estudo do gênero textual: relato pessoal. Para iniciar o projeto e também comemorar o Dia do Estudante, levamos os nossos alunos para uma aula prática na cidade de Cascavel – PR. As emoções começaram antes mesmo da viagem, pois muitos ficaram ansiosos ao mesmo tempo animados, porque visitariam lugares aos quais ainda não conheciam. A primeira parada foi o Zoológico. Lá os estudantes puderam conhecer animais exóticos, selvagens, peçonhentos, entre outros. As crianças ficaram eufóricas quando viram os bichos se alimentando e deram muitas risadas com as “trapalhadas” dos macacos. “Foi muito gratificante poder ver os sorrisos nos rostos dos nossos estudantes”, destacou a diretora Sirlei Carreira.



Em seguida fomos para o Lago Municipal, onde pudemos desfrutar de um ambiente lindo, pleno e acolhedor. Neste lugar sentimos o cheiro do verde e curtimos a presença de animais livres. Também lanchamos, brincamos e descansamos embaixo das sombras das árvores, experimentamos no rosto o frescor da água que a leve brisa trazia. Foi um momento bem importante de socialização e descontração entre todos do grupo, afinal a escola toda participou. “Olha como um cuida do outro” ressaltou a orientadora Regiane Cruz E Souza.





Após o almoço seguimos para o Cascavel JL Shopping. Neste lugar os alunos puderam compreender como funciona um ambiente repleto de lojas e pessoas; um lugar muito diferente de onde vivem. Porém, sem deixar de ser criança, andaram de escada rolante e elevador, experiências únicas para muitos deles. “O que mais gostei neste passeio foi ver alunos comprando livros na livraria e não coisas superficiais e sem valor”, disse a professora Deise Coimbra, de Língua Portuguesa. Ainda no shopping, fomos ao cinema assistir ao filme “Meu Malvado Favorito 3”, afinal cinema é arte, é cultura, é fonte de entretenimento. Cada aluno ganhou um combo de pipoca e refrigerante para curtir melhor o filme. Para finalizar o dia os estudantes puderam conhecer a famosa rede de lanches Mac Donald´s. Todos lancharam para então seguir a viagem de volta para cidade de Ubiratã / São João.



“Gostei muito dessa viagem! Vamos repetir no fim do ano!” enfatizou um dos alunos do 9º ano. A Escola Estadual do Campo São João ficou satisfeita em poder proporcionar aos estudantes novas experiências, as quais, além de estudo, cultura e socialização, foram marcadas por consolidar amizades, respeito ao próximo e ao diferente, primando sempre pelo conhecimento e educação.



O Verde da vida
     A Escola Estadual do Campo São João sente- se inteiramente grata ao chefe do Núcleo Regional de Educação Ademir José Santana por ceder 20 horas a  funcionária Maria Creuza dos Santos para se dedicar ao cultivo da horta e pátio. Essa disponibilidade foi muito importante, pois proporciona aos nossos alunos uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

     Estamos felizes, porque a verdadeira escola do campo necessita de uma horta linda e cheia de verduras.

     A escola também agradece a funcionária Maria Berenice Rain que auxilia no plantio e manutenção da horta e ao professor José Alves Vasconcelos o qual com sua sabedoria incentiva e se dispõe a ajudar sempre que necessário.





Fotos: Diretora Sirlei de Sousa

Redação: Professora Deise Pieczarcka Coimbra


CONECTANDO SABERES


Professora Solange Gomes trabalhou com os alunos do 7º ano uma prática envolvendo  proporção. ( Igualdade entre as razões).  Foi proposto aos alunos o conteúdo regra de três através do preparo de um bolo. Os alunos observaram que as quantidades de uma receita precisam estar em harmonia para resultar num bolo saboroso. Para 450 gramas de trigo  usa -se 240 gramas de açúcar, se fosse 140 gramas de trigo já seria 80 gramas de açúcar. Assim,  entende se que a cada aumento ou diminuição da receita deve se aplicar quantidades de alimentos proporcionais.

Foto: Diretora Sirlei de Sousa

Redação: Adm Vânia Suttanni 

Prática de Ciências - Ácidos e bases


Foto: Pedagoga Regiane da Cruz
Fogueira de São João




Comunidade em Ação
Após uma reunião da APMF, sobre a participação da escola na Festa da Comunidade o Professor de Educação Física comentou sobre um problema nas traves do gol, no outro dia de manhã já estava sendo resolvido pelo Pai Ruberlei, juntamente com o ex aluno Mateus e José Carlos que é um rapaz que preconiza a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns , ali no caso a segurança das crianças e uma melhor adequação para o ambiente de lazer que também fazem uso. As traves foram trocadas, soldadas graças ao espírito voluntário destes amigos da escola. Agradecemos a iniciativa de ambos.


Essa é a notícia que todos querem ver...“Com dez pódios Ubiratã é destaque no Xadrez Individual e convencional”
Na etapa Regional dos Jogos Escolares que aconteceu em RANCHO ALEGRE D´OESTE – Paraná em junho/2017 – A cidade de Ubiratã se destacou positivamente na modalidade Xadrez. Esse fato foi evidenciado através de uma notícia divulgada no site oficial dos Jogos Escolares do Paraná. A cidade de Ubiratã vem se destacando desde 2009, nos jogos escolares através de seus alunos. O que mais chama a atenção é que a maioria desses alunos tiveram a formação inicial do xadrez em uma mesma escola, a Escola Estadual do Campo São João, que além de preservar a educação no campo ainda consegue vincular informações contextualizadas e preparar seus alunos aproveitando seu desempenho individual, já que devido ao número de alunos, não tem muito sucesso em modalidades coletivas, pois normalmente para a participação em jogos coletivos precisa-se de muitos alunos na mesma faixa etária. Essa forma de trabalho vem surtindo ótimos resultados, pois além das atividades desenvolvidas nos horários de recreação, a escola estabeleceu um trabalho com os ex. alunos, comunidade e alunos novos da escola. O projeto intitulado como “Amigos do Xadrez” permite que através de encontros, os alunos possam trocar experiencias e se aperfeiçoar nos jogos. Além do prazer pelo esporte, consegue-se contribuir na concentração, no aspecto cognitivo e na organização de pensamento dos alunos, contribuições estas que permeiam outros destaques em olimpíadas como a OBA, OBMEP entre outras.




Acesse: http://www.nre.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=11846











Feliz Aniversário Maria
Dia de Formação Continuada e de festa.

Não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas do barco para chegar onde queremos. Maria, certamente as suas velas estão ajustadas, pois saiu de uma grande tempestade e hoje esta aqui entre nós comemorando seu aniversário. Que este seja mais um entre tantos que virão. Muita saúde e que Deus lhe abençoe. 

Valorização Profissional e Reconhecimento
A valorização é um importante instrumento de melhoria da qualidade dos serviços públicos. Um profissional valorizado rende muito mais, ele (a) se torna organizado, presta um serviço se dispondo, o compromisso aumenta devido o sentimento de pertença . Diante disso a Escola Estadual do Campo São João vem prestar um reconhecimento ao Agente Educacional II – Técnico do CRTE Janisley Carlos Leal que por tantas vezes foi prestativo com nossa escola, demonstrando seriedade em seu trabalho, atento as necessidades das secretarias e laboratórios. Dinâmico, nos cursos ou atendimento substituía os termos técnicos por uma explicação que resultava em real entendimento. Às vezes bravo e indignando com coisa errada, marca autentica de uma pessoa correta. Hoje estendemos um tapete vermelho para você Janisley, que nunca ligou para sujeira do forro ao puxar um fio de internet, nem por ter de entrar debaixo das mesas, maior era a satisfação de ver tudo resolvido. Aprendemos o suficiente para não ter medo de mexer, de usar uma Philips, aprendemos a nos virar. Restas nos um Muito Obrigado.

TREINAMENTOS DE FUTSAL
Iniciamos em 5 de maio de 2017, na Escola E. do Campo São João, treinos de FUTSAL masculino. Os treinos ocorrerão nas sextas-feiras, das 11:20 às 12:20. A treinadora é a funcionária Maria Berenice Rain, que já foi atleta e está passando para os alunos seu conhecimento técnico, já que a prática desta modalidade é tão apreciada pelos meninos. Este trabalho está sendo voluntário e ocorre num momento em que os alunos que dependem de transporte escolar e que chegam mais cedo, estão ociosos na escola, causando transtornos e indisciplina. Esta situação levou a funcionária a ter a iniciativa de trabalhar  com o propósito de melhorar ambas as questões. Parabéns para a Berenice! São atitudes como esta que estreitam os laços de amizade numa escola e geram um ambiente onde os alunos se sintam bem e valorizados.



Aniversário Diretora Sirlei
Após Reunião Pedagógica Professores da Escola E. do Campo São João comemoraram o aniversário da Diretora Sirlei Aparecida de Sousa. Que você Sirlei, possa fazer tudo que quiser, do jeito que quiser,  sob as bênçãos divina. Que Deus lhe preserve  Guerreira para continuar lutando pelo sucesso de nossa escola. Parabéns!!!



LÍNGUA INGLESA SIGNIFICATIVA
Para aproximar mais os alunos da influência que a Língua Inglesa tem no nosso cotidiano, a Profª Aline realizou um trabalho de pesquisa com os alunos. O resultado da pesquisa foi exposto na escola. Congratulations, teacher !

ESPAÇO ESCOLAR CADA VEZ MAIS ACONCHEGANTE !
Nossa escola é muito abençoada ! Percebemos isso nas ações que são praticadas no nosso dia a dia. Temos em nossa Comunidade o Sr. Jorge Tozi, vereador e Conselheiro da escola, que coloca literalmente a mão na massa: fixou nossas mesinhas de xadrez e isso deu uma trabalheira danada. Na sequência, a equipe de serviços gerais da escola: Maria Berenice e Cleuza, organizaram o espaço verde, colocando uma lona sobre a grama que estava muito danificada juntamente com pedriscos para que o espaço ficasse adequado. Todo o pessoal animado, com o sorriso no rosto. Isto revela que a alegria do servidor é o espelho da alma da escola.






















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito